Menu

Word of Women

  • Nós
  • Elas
  • Rede WOW
    • Benefícios
    • Win
    • Relatório e Contas 2023
  • Tea Times
  • clicks WOW
  • Relatório e Contas 2023
  • Austrália (1)
  • Exposições (1)
  • Intervenção social (1)
  • Livros (1)
  • Parcerias (1)
  • Eventos (2)
  • Notícias na Imprensa (5)
  • Comunicação (6)

A palavra é o princípio de tudo

Palavra inspira palavra

O Word of Women pretende divulgar experiências, lições de vida, valores e as criações de mulheres que se distinguem pela criatividade, pela inovação, pelo empreendedorismo... Não são mulheres que se governam de palavras. São mulheres que se caracterizam pela força e pela coragem de fazer mais e melhor, num mundo em mudança. São mulheres que inspiram. Palavras para quê? Ficam as imagens e sobretudo as palavras... que o vento não as leve. Afinal, "a palavra é o principio de tudo".

WORLDWIDE

Newsletter WOW
  • Austrália (1)
  • Exposições (1)
  • Intervenção social (1)
  • Livros (1)
  • Parcerias (1)
  • Eventos (2)
  • Notícias na Imprensa (5)
  • Comunicação (6)
Imagem 109.png
calendario2.jpg
13233137_1049721111760872_6772389982159317700_n.jpg 601401_3695433222698_441672793_n.jpg 11412115_10153374138805856_8223890792710976199_o.jpg 11139429_10153267321597498_4029655549703551492_n.jpg 13937936_1251730061524011_2379006482030325656_o.jpg 20160217 Sónia Coelho-767 (1).jpg 20160217 Sónia Coelho-573 (1).jpg 20160217 Sónia Coelho-527.jpg IMG_5211.JPG IMG_5420.JPG IMG_5255.JPG AMreklusaoutonoinverno_20150831_0026.jpg NOIVA.jpg BOSQUE.jpg 20150702+DSC_1860-3.jpg Anna Westerlund 1 Beatriz_low_07.jpg quilt kit.jpg Saídos da Concha 1 MODELO_SAPATO_2.jpg SAPATO.jpg Catraia+1.jpg Catraia+5.jpg Lowresolution_06 (1).jpg iva3.jpg iva viana.jpg tumblr_ndt90jZkHG1sipuono1_r3_1280.jpg Maria-Maleta-1 copy.jpg Caco_Lowresolution_06.jpg Caco_Lowresolution_02.jpg Josefinas+2.jpg Josefinas+3.jpg lusamater_lowresul_05.jpg lusamater_lowresul_02.jpg 20140728 DSC_3122-2.jpg Iso 1 Iso 1 Perfgil 2.JPG Cover_1.JPG 20140313 DSC_1354.jpg Imagem 391.png 27.jpg Maria_02.jpg Maria_12.jpg maf.jpg quemestu.jpg sideways.jpg Jacq.jpg 1398762_600677203321046_1253361079_o.jpg 1392719477997.png foto0001_4392.jpg foto0001_0940.jpg WOW_Melissa_2_09-1.jpg WOW_Melissa_2_13-1.jpg WordofWomen0007-1.jpg WordofWomen0008-1.jpg sem nome.png Palhaços D'Opital_25.jpg laraesofia.jpg todo ouvidos.jpg paula2.jpg paula.jpg DSC08520.jpg DSC08546.jpg acp2.jpg acp3.jpg sandracorreia.jpg 20130719 DSC_9599.jpg spai.jpg SPAI6.jpg DSC_0524.jpg sem nome.jpg Pelcor%20Lisboa_11.jpg apolo.jpg 20130614 DSC_5897.jpg ERGUE-TE (62)-1.JPG ERGUE-TE (15).JPG reflexus.jpg arvorevf.jpg MariadoPatrocinio.jpg margou.jpg 20130513 DSC_4780.jpg 20130513.jpg Rosa com Canela.jpg marta dorey_ Word of Women.jpg v2DRAWINGBOX.jpg Rita4.jpg Ritalves2.jpg IMG_0439 (2).JPG IMG_0472.JPG CriarComunicacao_WOW_07.jpg CriarComunicacao_WOW_05.jpg AnaRita2.jpg AP_T1011.jpg anarita6.jpg Leonor3.jpg leonor5.jpg teresa abrunhosa.JPG teresaabrunhosa4.jpg IMG_2110.JPG IMG_2099.JPG IMG_2311.JPG IMG_2294.JPG 13937936_1251730061524011_2379006482030325656_o.jpg

Women

  • Ana e Adriana
  • Ana Rita Gomes
  • Ana Catarina Nogueira
  • Ana Catarina Pereira
  • Carla Pinheiro
  • Joana e Chantal
  • Leonor Sottomayor
  • Marta d' Orey
  • Mariana Ferreira
  • Maria do Patrocínio
  • Marine Antunes
  • Rita Alves
  • Sandra Correia
  • Saphir Cristal
  • SPAI
  • Susana Seabra
  • Teresa Abrunhosa
  • Patrícia e Cláudia
Imagem 114.png
“The World will be saved by the western woman
”
— Dalai Lama

Maria em união com a autenticidade dos produtos portugueses

March 27, 2014

Valores: Honestidade, amizade e sinceridade

Idade: 47 anos

Naturalidade: Porto

Aliando a sua formação na área hoteleira às suas raízes que sempre a levaram a um gosto especial pelo que é "nosso", Maria decidiu  criar o seu próprio negócio. Começou por procurar informação sobre agricultura biológica, tendo se dedicado à produção de produtos artesanais como compotas, chutneys, entre outros. Hoje, é a autenticidade que distingue o projeto Mary Ideas.

A ideia de criar uma actividade para mim surgiu após ter ficado desempregada aos 42 anos. Tenho o curso de Gestão e técnica Hoteleira, e até então tinha trabalhado quase sempre em Hotéis, e sempre na área de alojamento.

Após uns meses sem rumo e desiludida com a profissão, inscrevi-me num curso de formação no Instituto de Emprego (língua: Espanhol), daí segui para outra formação no Espaço T. Neste local e através da socióloga à frente do GIP, foi-me indicado uma formação subsidiada de empreendedorismo feminino, na empresa RRA, em Matosinhos. Com outra ideia de negócio entrei nesta formação, a meio do curso e após alguma informação sobre como gerir o próprio negócio, e tendo em conta os valores avultados necessários para fazer qualquer investimento, surgiu-me a ideia de aproveitar o que tenho, com o mínimo de custo possível! No decorrer do curso apercebi-me, que no final da formação, poderíamos elaborar um plano de negócios e ter ajuda a implementar um projeto próprio não só com um incentivo financeiro, mas também com o acompanhamento de profissionais.

Muitas vezes me questionei por que razão a agricultura estava tão abandonada em Portugal, intrigava-me ver tanta fruta a cair ao chão sem destino e ir ao supermercado comprar fruta ou legumes vindos de Espanha, França…. excepto portuguesa. Eu própria tinha fruta que apodrecia no chão sem destino.

Como gosto muito de cozinhar e em especial fazer doces, comecei a fazer compotas (com a dita fruta), não só para consumo próprio mas também para vender.

Comecei a procurar informação sobre agricultura, em especial agricultura biológica, pois este modo de produção identifica-se mais comigo, no respeito pelo ambiente e pela biodiversidade, bem como pela importância para a nossa saúde.

Fiz um curso de agricultura biológica na Lipor, pedi certificação a uma empresa de certificação biológica e comecei a produzir, pouca quantidade, pois o processo de certificação biológica demora 3 anos. Com a fruta fazia e faço compotas e outros produtos tais como chutneys e molhos. Sempre à procura de novas ideias e experimentando outras soluções.

Entretanto inscrevi-me como produtora PROVE e às segundas feiras distribuo cabazes hortofrutícolas em Barcelos.

Penso que o gosto pela cozinha seja talvez genético. As minhas bisavós, avós e mãe já tinham este gosto, aliado à minha formação hoteleira, que me deu a vertente e a informação mais profissional, me levou a colocar em prática de uma forma mais profissional aquilo que já fazia, pensando de uma forma mais comercial.

Os valores da agricultura biológica, são demasiado importantes para o futuro da Humanidade, para serem ignorados.: o respeito pelas espécies e pelo ciclo normal da natureza: o respeito pela biodiversidade; a importância da não utilização de pesticidas e adubos prejudicais à saúde humana.

A capacidade de fazer as coisas parte de cada um de nós e devemos procurar dentro de nós as respostas para o nosso futuro, é outro valor importante, que gostaria de transmitir através da 'Mary Ideas' 

Onde é que vou buscar inspiração para as"Mary Ideas"? No meu conhecimento das coisas, em livros de receitas antigos e modernos e claro através da Internet. 

Acho que a teoria base do projecto é a autenticidade daquilo que penso e acredito, aliado a uma imagem cuidada e apelativa dos produtos; depois de provarem então acredito que o conteúdo faz toda a diferença.Toda a imagem e comunicação é trabalhada pelo estúdio MPFXdesign.

Tenho aprendido ao longo deste tempo muito sobre agricultura e sobre o ciclo de vida das plantas, e que gostava muito de saber mais... E ainda sobre a conservação dos alimentos e a importância do HACCP, que nem sempre é fácil de implementar na sua totalidade, pois implica investimentos avultados.

Os portugueses não aderem muito ao chutneys, mas já há algumas pessoas que questionam e compram por acharem diferente. O que acontece é que depois de comprarem repetem e chegam a encomendar.

Portugal é um país com imensos produtos fabulosos e incomoda-me ter de comprar, por exemplo, amêndoa dos Estados Unidos, passas do Chile, figos da Turquia. Portugal é um país produtor de amêndoa, uvas, figos e muitos outros produtos que nós poderíamos produzir, pois temos a matéria prima e não temos o produto final em quantidade suficiente….

Devido à minha ligação familiar a Torre de Moncorvo, decidimos comercializar a amêndoa coberta desta localidade, pois é um produto muito bom e que neste momento é pouco conhecido.

Ainda em estudo e em fase de avaliação está claramente uma acção de Natal, já que é um dos pontos altos para este tipo de produto, mas também a participação em locais e ocasiões propícias a dar a provar, como pequenos mercados e outro tipo de acontecimentos, embora de forma programada e controlada. De uma forma mais virtual, ou seja através das redes sociais a empresa de comunicação que trabalha a marca assinala os dias comemorativos como um isco para a divulgação dos produtos e mantém um ritmo mais ou menos contínuo de publicações no blog e no facebook.

Tenho muitos clientes fiéis, e o feedback é bastante positivo, sinto algum reconhecimento no meu produto, claro que proporcional à minha dimensão!

Gostava de crescer e ter os meus produtos em mais locais. Na área agrícola do meu projecto preciso de crescer e consolidar. 

Para quem pretende seguir um negócio deste tipo é preciso não esquecer que agricultura, é de facto uma área muito difícil em que é necessário investir muito dinheiro, para se ter algum proveito. As normas e regras a cumprir são muitas e dispendiosas e muitas vezes os proveitos não chegam para cobrir as despesas. Penso que os agricultores deviam trabalhar mais em parceria pois é muito difícil chegar à distribuição se não houver quantidade, os investimentos necessários são muito elevados para serem suportados só por uma pessoa.

Nesse sentido sugiro que consigam parceiros, para grandes investimentos e para ajudar no escoamento de produto. Para as compotas, e visto haver muita concorrência aconselho a ponderar e a analisar muito bem se o produto tem potencial para se diferenciar no mercado.

Maria_06.JPG
Maria_01.JPG
Maria_04.JPG

Photos © Mafalda Pessoa Jorge

Back to Top

Seja uma Associada WOW   Normas    Contate-nos