Valores: dedicação, dinamismo, empenho
Idade: 29
Naturalidade: Porto
O nome Rosa com Canela surge do seu blog, a ideia de negócio nasce pela necessidade de ter uma agenda que o mercado não oferecia. Viciada em tecidos “românticos”, Marta d’Orey criou as suas próprias agendas que rapidamente conquistaram o público feminino nas redes sociais. Hoje, é viciada também no feedback das suas clientes com quem faz questão de ter uma relação muito próxima e mimada. "Dependo muito da reacção delas e do que têm para dizer sobre o meu trabalho".
Queria ter uma agenda que adorasse mas que não encontrava em lado nenhum. Um dia decidi sair à rua, comprei uns tecidos e fiz a minha própria agenda. Por piada coloquei as fotos no meu Facebook, e já sabemos o efeito desta rede social…
Acho que a maior parte das pessoas ainda dá muito valor a escrever tudo no papel, manter a agenda ao lado para o dia a dia, ainda que tenham telemóveis e tablets onde cabe uma vida. As pessoas ainda gostam de sentir o papel, de andar com um caderno giro e de oferecer agendas personalizadas.
Cada um com o seu vício. O meu resume-se a tecidos. Não consigo deixar de explorar essa área. Escolho os meus tecidos principalmente com base no padrão. Estou cada vez mais eclética no meu gosto, mas tenho sempre tendência para os mais românticos e femininos (algo a mudar!).
A comunicação com quem me segue tenta ser o mais directa possível, sempre com o meu jeito de ser. Adoro o que faço, e sinto que quem gosta da marca, gosta também de viver esta evolução positiva comigo. Se a minha marca faz as pessoas felizes, então estou a conseguir o que quero.
No Facebook, tento mostrar um pouco de mim, da pessoa que está por trás dos produtos que vêm nas fotos. E dependo claramente do feedback dos meus seguidores para, por vezes, saber que caminho seguir (ainda que eu seja muito decidida). Mas é bom poder partilhar muita coisa com elas, e receber o feedback sempre tão activo.
O meu público é essencialmente feminino. Na verdade a marca começou para mim. Enquanto mulher tudo foi pensado à volta disso. É mais fácil, dá mais gozo, temos mais escolhas e podemos ousar mais. Assim são as mulheres.
Por que os homens também merecem cadernos giros e agendas elegantes, estou aos poucos a entrar no mundo masculino. Os bebés rapazes também estão a ser considerados na linha de roupa, a mais recente novidade da Rosa com Canela.
Com o boom dos livros do bebé e albúns de fotografias, comecei a ver que uma grande parte das minhas clientes eram “mães”. Gostando elas do meu produto, por que não arriscar e ver se uma linha de roupa iria agradar também? Decidi apostar em tecidos diferentes - menos “bebés” - mas sempre com um look muito querido. Acho que isso também fez com que tudo tenha corrido tão bem.
Essencialmente acho que a evolução orgânica do meu projecto também ajuda ao seu sucesso. Não planeei nada disto, foram tudo baby-steps à medida que ia podendo avançar mais um bocadinho. Nunca pus a carroça à frente dos bois.
Para falar das minhas clientes poderia estar aqui um dia inteiro. A minha relação com elas é muito próxima. Existe todo um “namoro” antes da encomenda seguir em frente. E mesmo quando estou nas feiras, em que a venda directa é o que está em questão, existe uma cumplicidade enorme, e é isto que também me faz continuar.
O meu lema de vida? Já que eu não posso levar a vida, deixo a vida me levar. Ou seja, já que não posso controlar tudo à minha volta, tento relaxar (tento!) e fazer com que as coisas se resolvam da melhor forma possível. Saber ceder é essencial. Se nisso puder estar incluída uma bela gargalhada, perfeito!
Antes de ter este projeto próprio, era uma pessoa que levava o trabalho para casa, sonhava com ele, não conseguia desligar sempre que sentia que não estava tudo como deveria estar. Agora imaginem como é quando o meu trabalho é a minha marca. Quando tudo depende de mim. Quando as encomendas estão todas centradas na minha pessoa. É muito stress. Mas é um stress bom!
No passado, trabalhei ainda seis meses no Luxemburgo ao abrigo do programa Inov contacto. Acima de tudo, cresci como pessoa e testei os meus limites. Não sabia que era tão forte e por isso nunca me vou esquecer dessa experiência.
Também já estive do outro lado, e para mim, qualidades de um chefe são: tentar ser relaxado, mas saber os limites, motivar, partilhar não só os fracassos mas também os sucessos, fazer com que toda a equipa se sinta bem dentro de “casa”. E claro: rir muito. É essencial.
O meu sonho é levar a Rosa com Canela para fora. É uma marca portuguesa e queria que lá fora vissem o que fazemos cá dentro. Esse é o próximo passo e espero conseguir. Não desistirei de tentar. Todos os dias me inspiro no que vejo, no que me envolve. Pesquiso muito e tento estar sempre com novidades!
A Rosa com Canela foi algo que foi sendo construido sem o objectivo de se tornar um negócio, por isso não sei qual o caminho certo ou errado quando queremos criar um negócio mas se puder resumir tudo a algumas palavras, são estas: dedicação, empenho, vontade e muito gosto e amor no que se faz.
Photos © Joaquim Luxo