Valores: dignidade, amor, humanismo, proximidade
Naturalidade: Coimbra
Idades: 38 e 40 anos
'Ergue-te' é mais do que o nome de um projeto social, é um "'chamamento'"... Surgiu em Coimbra, há cerca de quatro meses, para proporcionar uma nova vida a mulheres alvo de exclusão social. Das suas mãos nasceram as InBags, um produto exclusivo feito em burel que promete recuperar a identidade e a tradição da cidade de Coimbra. M.ª Martinha Silva, coordenadora da equipa de intervenção, e Ana Perpétuo, acreditam que "esta é uma forma de lhes devolver a dignidade , permitindo-lhes reencontrar um novo lugar no mundo e no mercado de trabalho".
O desafio é: "Levanta-te! Ergue-te da situação em que te encontras, assume a tua condição de cidadã livre e responsável. De nós terás todo o apoio". É este o propósito que move os nossos dias neste caminho que percorremos com estas mulheres.
Criamos-lhes um novo projeto de vida, e assumimo-lo como nosso. Só assim conseguiremos dar-lhes as ferramentas para enfrentarem um novo trajecto.
O 'Ergue-te' é um projeto já muito querido e apoiado por todos quantos tomam contato ou ouvem falar dele, apesar de ter iniciado apenas em fevereiro deste ano. As pessoas vêem-no como um "trampolim para uma nova vida" junto das mulheres em situação de exclusão social, nomeadamente provenientes de contextos de prostituição e, ao mesmo tempo, é também uma forma de sensibilizar a sociedade civil para as questões de violência de género, infelizmente ainda muito presentes hoje em dia.
O que fazemos, enquanto EEP (Estrutura de Emprego Protegido), é criar postos de trabalho para mulheres em situação de exclusão social, criando competências, hábitos de trabalho, paralelamente ao acompanhamento psicossocial efetuado pela nossa equipa.
Quando lançámos projeto um dos nossos medos era que ele pudesse ser demasiado efémero, repentino, ousado. Sempre soubemos que iria ser um caminho extremamente difícil de percorrer, dado os contextos de proveniência das mulheres com quem íamos trabalhar. Mas o resultado tem sido extraordinário. Elas surpreendem-nos todos os dias e empenham-se com uma entrega e dedicação maravilhosas ao trabalho que estão a fazer.
O isolamento é, sem dúvida, a grande problemática destas mulheres. Aqui trazemo-las de retorno à vida, e o ambiente familiar que aqui se vive volta a devolver-lhes vínculos e sentimento de pertença.
Com as pessoas voluntárias que aqui trabalham, as mulheres partilham o dia-a-dia, as suas angústias, anseios, sonhos... Achamos espantosa a integração delas neste contexto de treino para a inserção laboral. Desde o cumprimento de horários ao empenho na perfeição dos produtos que manufaturam, tudo se constitui como prova de que toda a gente, seja qual for a sua condição, merece uma oportunidade na sua vida. Trata-se de lhes proporcionar um presente com horizonte, com futuro.
A Equipa de Intervenção Social Ergue-te, ao implementar o conceito da EEP, afasta-se do registo de mero assistencialismo para criar uma alternativa efetiva e consistente que possibilita uma vida nova.
As mulheres tiveram formação ministrada pelo CEARTE, Centro de Formação Profissional do Artesanato, que foi também quem criou o exclusivo das bolsas "InBags", para este projeto. Aqui são também produzidos outros artigos de costura, mas estas bolsas são o principal artigo, de marca registada 'Ergue-te', que dá suporte e consistência à ideia, ao conceito, às vidas destas mulheres. São feitas em burel serigrafado (estampado com tinta), ou com aplicação de fita.
As "InBags" representam uma oportunidade de recuperar tradições da cidade de Coimbra. Trata-se de um produto de excelência, cuja estrutura foi desenvolvida para se adaptar às pastas académicas, daí o público-alvo ser por excelência os estudantes universitários. A comercialização das InBags, a partir da constituição de parcerias e de pontos de venda, permitirá a sustentabilidade e alargamento dos postos de trabalho, e do próprio projeto.
O "Ergue-te" tem, também, muito de identificação com a cidade onde nasce. Começámos com a serigrafia da torre da Universidade de Coimbra, um ícone da cidade reconhecido nacional e internacionalmente. A ligação à Universidade foi fundamental para conseguirmos logo uma ligação deste projeto/trabalho com uma das maiores instituições da cidade.
Queremos alargar a outros "símbolos" da cidade com serigrafias futuras alusivas ao Portugal dos Pequenitos, Fonte dos Amores, Museu Machado de Castro, Mosteiro de Santa Clara... E assim sermos também uma referência de divulgação da cidade, promovendo o turismo.
As cores da marca 'Ergue-te' constituem uma mensagem que queremos transmitir: o rosa avermelhado representa a beleza, a sensualidade e a afetividade sempre relacionada com a mulher; o castanho escuro: cor da terra, que significa consciência e responsabilidade e cria uma associação ao conforto, estabilidade, resistência e dignidade. No fundo, tudo o que aspiramos para estas mulheres.
Photos © Gonçalo Manuel Martins