Menu

Word of Women

  • Nós
  • Elas
  • Rede WOW
    • Benefícios
    • Win
    • Relatório e Contas 2023
  • Tea Times
  • clicks WOW
  • Relatório e Contas 2023
  • Austrália (1)
  • Exposições (1)
  • Intervenção social (1)
  • Livros (1)
  • Parcerias (1)
  • Eventos (2)
  • Notícias na Imprensa (5)
  • Comunicação (6)

A palavra é o princípio de tudo

Palavra inspira palavra

O Word of Women pretende divulgar experiências, lições de vida, valores e as criações de mulheres que se distinguem pela criatividade, pela inovação, pelo empreendedorismo... Não são mulheres que se governam de palavras. São mulheres que se caracterizam pela força e pela coragem de fazer mais e melhor, num mundo em mudança. São mulheres que inspiram. Palavras para quê? Ficam as imagens e sobretudo as palavras... que o vento não as leve. Afinal, "a palavra é o principio de tudo".

WORLDWIDE

Newsletter WOW
  • Austrália (1)
  • Exposições (1)
  • Intervenção social (1)
  • Livros (1)
  • Parcerias (1)
  • Eventos (2)
  • Notícias na Imprensa (5)
  • Comunicação (6)
Imagem 109.png
calendario2.jpg
13233137_1049721111760872_6772389982159317700_n.jpg 601401_3695433222698_441672793_n.jpg 11412115_10153374138805856_8223890792710976199_o.jpg 11139429_10153267321597498_4029655549703551492_n.jpg 13937936_1251730061524011_2379006482030325656_o.jpg 20160217 Sónia Coelho-767 (1).jpg 20160217 Sónia Coelho-573 (1).jpg 20160217 Sónia Coelho-527.jpg IMG_5211.JPG IMG_5420.JPG IMG_5255.JPG AMreklusaoutonoinverno_20150831_0026.jpg NOIVA.jpg BOSQUE.jpg 20150702+DSC_1860-3.jpg Anna Westerlund 1 Beatriz_low_07.jpg quilt kit.jpg Saídos da Concha 1 MODELO_SAPATO_2.jpg SAPATO.jpg Catraia+1.jpg Catraia+5.jpg Lowresolution_06 (1).jpg iva3.jpg iva viana.jpg tumblr_ndt90jZkHG1sipuono1_r3_1280.jpg Maria-Maleta-1 copy.jpg Caco_Lowresolution_06.jpg Caco_Lowresolution_02.jpg Josefinas+2.jpg Josefinas+3.jpg lusamater_lowresul_05.jpg lusamater_lowresul_02.jpg 20140728 DSC_3122-2.jpg Iso 1 Iso 1 Perfgil 2.JPG Cover_1.JPG 20140313 DSC_1354.jpg Imagem 391.png 27.jpg Maria_02.jpg Maria_12.jpg maf.jpg quemestu.jpg sideways.jpg Jacq.jpg 1398762_600677203321046_1253361079_o.jpg 1392719477997.png foto0001_4392.jpg foto0001_0940.jpg WOW_Melissa_2_09-1.jpg WOW_Melissa_2_13-1.jpg WordofWomen0007-1.jpg WordofWomen0008-1.jpg sem nome.png Palhaços D'Opital_25.jpg laraesofia.jpg todo ouvidos.jpg paula2.jpg paula.jpg DSC08520.jpg DSC08546.jpg acp2.jpg acp3.jpg sandracorreia.jpg 20130719 DSC_9599.jpg spai.jpg SPAI6.jpg DSC_0524.jpg sem nome.jpg Pelcor%20Lisboa_11.jpg apolo.jpg 20130614 DSC_5897.jpg ERGUE-TE (62)-1.JPG ERGUE-TE (15).JPG reflexus.jpg arvorevf.jpg MariadoPatrocinio.jpg margou.jpg 20130513 DSC_4780.jpg 20130513.jpg Rosa com Canela.jpg marta dorey_ Word of Women.jpg v2DRAWINGBOX.jpg Rita4.jpg Ritalves2.jpg IMG_0439 (2).JPG IMG_0472.JPG CriarComunicacao_WOW_07.jpg CriarComunicacao_WOW_05.jpg AnaRita2.jpg AP_T1011.jpg anarita6.jpg Leonor3.jpg leonor5.jpg teresa abrunhosa.JPG teresaabrunhosa4.jpg IMG_2110.JPG IMG_2099.JPG IMG_2311.JPG IMG_2294.JPG 13937936_1251730061524011_2379006482030325656_o.jpg

Women

  • Ana e Adriana
  • Ana Rita Gomes
  • Ana Catarina Nogueira
  • Ana Catarina Pereira
  • Carla Pinheiro
  • Joana e Chantal
  • Leonor Sottomayor
  • Marta d' Orey
  • Mariana Ferreira
  • Maria do Patrocínio
  • Marine Antunes
  • Rita Alves
  • Sandra Correia
  • Saphir Cristal
  • SPAI
  • Susana Seabra
  • Teresa Abrunhosa
  • Patrícia e Cláudia
Imagem 114.png
“The World will be saved by the western woman
”
— Dalai Lama
reflexusvf.jpg

Ana e Adriana: “O método Dikan aproxima alunos, pais e família”

May 28, 2013 in Psicopedagogia

Valores: compromisso, persistência e integridade

Idades: 35 e 32 anos

Naturalidade: Porto

A experiência com crianças no Centro de Aprendizagem da Clínica, que criaram há sete anos, levou Ana Salaberth e Adriana Teixeira a desenvolver uma metodologia que promovesse o estudo eficaz e a autonomia escolar: o Método Dikan. O seu sucesso foi rapidamente reconhecido por educadores e pais, conduzindo à edição de um organizador escolar. Depois de Portugal, onde o método é já aplicado em muitas escolas, Brasil e Suíça estão nos seus horizontes.

Desde cedo, foi notório que a maior parte das crianças chegava à clínica Reflexus K com sinais de rendimentos académicos deficitários; não era mais do que a ausência de uma metodologia de estudo eficaz e de autonomia escolar. 

Como não havia material que fosse ao encontro do que necessitávamos, decidimos criar um instrumento fácil, eficiente e adaptado às necessidades das crianças e jovens em idade escolar (do 1º ao 3º ciclo), fundamentado em pressupostos psicopedagógicos que considerávamos imprescindíveis para trabalhar nesta problemática.

Os resultados, a médio e a longo prazo verificados ao longo destes anos suscitaram interesse por parte da comunidade docente e técnica, solicitando o nosso material para aplicarem a outras crianças que apresentavam as mesmas dificuldades.

O método Dikan permite às crianças ter um papel ativo no seu processo de aprendizagem, dotando-as de todas as capacidades e competências necessárias para terem um percurso escolar estruturado e significativo. Minimiza a desmotivação e rejeição escolar, tão recorrente nos dias de hoje.

Recomendado para uso diário, o organizador permite, por exemplo, ao aluno: conhecer algumas estratégias de planificação de estudo e colocá-las em prática; utilizar diferentes ferramentas essenciais a uma melhor performance escolar; aprender técnicas para melhorar a leitura, a escrita, o raciocínio lógico, e ainda, técnicas de concentração e de relaxamento. 

Aos professores e pais, ele permite ser um guia orientador nas questões relacionadas com a metodologia escolar.  Por ter uma forte componente prática, é uma ferramenta útil de trabalho, possibilitando a devida orientação, organização, implementação e sistematização de uma metodologia de estudo eficaz. Pode ser aplicado em qualquer altura do ano lectivo (início-organizativo / meio-interventivo / fim-preparativo).

Quando conseguimos um aluno capaz e autónomo, este melhora o seu vínculo com a escola, com a aprendizagem e, por conseguinte, com seus agentes educativos.

Cada vez mais sentimos que pais e professores se mostram sensíveis à necessidade de uma interdependência no âmbito educacional e escolar. A escola já não é, nem pode ser, um espaço fechado; o professor já não se mostra o único detentor do conhecimento ou o único capaz de ensinar.

Por outro lado, os pais, dadas as circunstâncias sociais e económicas, vêem-se obrigados a solicitar ajuda, a recorrer a métodos orientadores que facilitem o processo de aprendizagem dos seus filhos. 

No nosso ponto de vista, o Sistema Educacional em Portugal não investe o suficiente na educação pré-escolar que, segundo os pressupostos psicopedagógicos, constituem a base para a aprendizagem futura.

Não existe uma avaliação específica e obrigatória das competências basilares para a inserção no 1º ciclo, pelo que o número de crianças sem quaisquer ferramentas de estudo, atenção, pesquisa e organização é muito elevado. Paralelamente a este quadro, ainda temos crianças que não são autónomas nos seus hábitos diários como vestir, comer ou ir à casa de banho.

A criança, que é livre para conhecer, criar, brincar com objetos e que se diverte com as suas fantasias, ao entrar na escola é convidada a deixar todas estas capacidades de lado e fora das salas de aula. Inicia-se assim o processo de padronização, pois todas as crianças serão educadas para agir, falar, escrever e até pensar igual.

Consideramos que o processo de Ensino-Aprendizagem deve basear-se na gestão da seleção e organização da informação para transformá-la em conhecimento e sabedoria. Este processo deverá ser implementado num contexto rico em comunicação, sobretudo entre pais/filhos e alunos/professores. Citando Piaget, "é preciso ensinar os alunos a pensar, e é impossível aprender a pensar num regime autoritário."

A Internet não pode ser vista como a solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas ela pode facilitar a pesquisa individual e grupal. Porém, a  informação é muita e de fácil acesso para os alunos, mas pouco mediada pelos agentes educativos e pais.  

Pretendemos também implementar o MISP (Massage in schools program) – nas escolas. Este programa destina-se a crianças entre os 4 e os 12 anos, constituindo uma estratégia com vista à inclusão social e escolar. A massagem infantil interpares promove o toque nutritivo. Este é um processo de vinculação onde o toque é a ponte de comunicação entre desenvolvimento cognitivo, emocional, relacional. 

Uma população instruída e saudável é um pilar para uma sociedade capaz de desenvolver e implementar projetos pioneiros e inovadores.  Educação e saúde devem obrigatoriamente andar de mãos dadas, uma vez que todos os programas de promoção de saúde são, também, educativos sendo que formam condutas e permitem a aquisição de conhecimentos. 

O nosso foco de intervenção num futuro próximo passará por desenvolver manuais complementares do Método Dikan, destinados a cada ciclo escolar. Após o sucesso observado a partir deste método, acreditamos que se poderá maximizá-lo através de instrumentos auxiliares a um estudo verdadeiramente significativo.

Após anos de trabalho, é gratificante receber o feedback positivo acerca do organizador escolar. Acreditamos que esta exposição irá permitir criar uma rede de cooperação, implementando este projeto a nível nacional e posteriormente a sua internacionalização. Já tivemos convite para entrarmos no Brasil e da Suíça.

Cada uma de nós trabalhava para outras instituições, mas a vontade de trabalhar mediante os nossos valores e princípios era maior. Em 2006, decidimos abrir a Clínica Reflexus K, “o nosso sonho”. 

Aproveitámos o que cada uma tinha de melhor, criando um projeto inovador pensado na missão de oferecer uma atenção especializada e personalizada, com respostas adequadas aos problemas existentes na nossa sociedade. 

Partilhávamos em comum a área profissional e acima de tudo uma amizade que foi a base para dar continuidade a este projeto, sempre com uma postura positiva, persistente e empreendedora, permitindo ultrapassar todas as barreiras que nos foram impostas ao longo destes anos, e crescer ainda de forma sustentável. 

Humildade, ética, respeito pelo outro, dedicação, criatividade, empreendorismo  e acima de tudo amor pelo que fazemos. Esta é a nossa missão que se reflete numa relação de proximidade com a equipa técnica e com todos os nossos utentes. 

Quem trabalha na área educacional, sabe que esta não é uma profissão fácil. Hoje em dia, é preciso gostar do que se faz, quem faz da sua profissão uma paixão, não precisa de mais conselhos. 

 

consultórioREFLEXUS.jpg
mãos copy.jpg
reflexus2.jpg

Photos © Mónica Joady

Tags: alunos, Método Dikan, pais, professores, educação
Back to Top

Seja uma Associada WOW   Normas    Contate-nos