Valores: compromisso, persistência e integridade
Idades: 35 e 32 anos
Naturalidade: Porto
A experiência com crianças no Centro de Aprendizagem da Clínica, que criaram há sete anos, levou Ana Salaberth e Adriana Teixeira a desenvolver uma metodologia que promovesse o estudo eficaz e a autonomia escolar: o Método Dikan. O seu sucesso foi rapidamente reconhecido por educadores e pais, conduzindo à edição de um organizador escolar. Depois de Portugal, onde o método é já aplicado em muitas escolas, Brasil e Suíça estão nos seus horizontes.
Desde cedo, foi notório que a maior parte das crianças chegava à clínica Reflexus K com sinais de rendimentos académicos deficitários; não era mais do que a ausência de uma metodologia de estudo eficaz e de autonomia escolar.
Como não havia material que fosse ao encontro do que necessitávamos, decidimos criar um instrumento fácil, eficiente e adaptado às necessidades das crianças e jovens em idade escolar (do 1º ao 3º ciclo), fundamentado em pressupostos psicopedagógicos que considerávamos imprescindíveis para trabalhar nesta problemática.
Os resultados, a médio e a longo prazo verificados ao longo destes anos suscitaram interesse por parte da comunidade docente e técnica, solicitando o nosso material para aplicarem a outras crianças que apresentavam as mesmas dificuldades.
O método Dikan permite às crianças ter um papel ativo no seu processo de aprendizagem, dotando-as de todas as capacidades e competências necessárias para terem um percurso escolar estruturado e significativo. Minimiza a desmotivação e rejeição escolar, tão recorrente nos dias de hoje.
Recomendado para uso diário, o organizador permite, por exemplo, ao aluno: conhecer algumas estratégias de planificação de estudo e colocá-las em prática; utilizar diferentes ferramentas essenciais a uma melhor performance escolar; aprender técnicas para melhorar a leitura, a escrita, o raciocínio lógico, e ainda, técnicas de concentração e de relaxamento.
Aos professores e pais, ele permite ser um guia orientador nas questões relacionadas com a metodologia escolar. Por ter uma forte componente prática, é uma ferramenta útil de trabalho, possibilitando a devida orientação, organização, implementação e sistematização de uma metodologia de estudo eficaz. Pode ser aplicado em qualquer altura do ano lectivo (início-organizativo / meio-interventivo / fim-preparativo).
Quando conseguimos um aluno capaz e autónomo, este melhora o seu vínculo com a escola, com a aprendizagem e, por conseguinte, com seus agentes educativos.
Cada vez mais sentimos que pais e professores se mostram sensíveis à necessidade de uma interdependência no âmbito educacional e escolar. A escola já não é, nem pode ser, um espaço fechado; o professor já não se mostra o único detentor do conhecimento ou o único capaz de ensinar.
Por outro lado, os pais, dadas as circunstâncias sociais e económicas, vêem-se obrigados a solicitar ajuda, a recorrer a métodos orientadores que facilitem o processo de aprendizagem dos seus filhos.
No nosso ponto de vista, o Sistema Educacional em Portugal não investe o suficiente na educação pré-escolar que, segundo os pressupostos psicopedagógicos, constituem a base para a aprendizagem futura.
Não existe uma avaliação específica e obrigatória das competências basilares para a inserção no 1º ciclo, pelo que o número de crianças sem quaisquer ferramentas de estudo, atenção, pesquisa e organização é muito elevado. Paralelamente a este quadro, ainda temos crianças que não são autónomas nos seus hábitos diários como vestir, comer ou ir à casa de banho.
A criança, que é livre para conhecer, criar, brincar com objetos e que se diverte com as suas fantasias, ao entrar na escola é convidada a deixar todas estas capacidades de lado e fora das salas de aula. Inicia-se assim o processo de padronização, pois todas as crianças serão educadas para agir, falar, escrever e até pensar igual.
Consideramos que o processo de Ensino-Aprendizagem deve basear-se na gestão da seleção e organização da informação para transformá-la em conhecimento e sabedoria. Este processo deverá ser implementado num contexto rico em comunicação, sobretudo entre pais/filhos e alunos/professores. Citando Piaget, "é preciso ensinar os alunos a pensar, e é impossível aprender a pensar num regime autoritário."
A Internet não pode ser vista como a solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas ela pode facilitar a pesquisa individual e grupal. Porém, a informação é muita e de fácil acesso para os alunos, mas pouco mediada pelos agentes educativos e pais.
Pretendemos também implementar o MISP (Massage in schools program) – nas escolas. Este programa destina-se a crianças entre os 4 e os 12 anos, constituindo uma estratégia com vista à inclusão social e escolar. A massagem infantil interpares promove o toque nutritivo. Este é um processo de vinculação onde o toque é a ponte de comunicação entre desenvolvimento cognitivo, emocional, relacional.
Uma população instruída e saudável é um pilar para uma sociedade capaz de desenvolver e implementar projetos pioneiros e inovadores. Educação e saúde devem obrigatoriamente andar de mãos dadas, uma vez que todos os programas de promoção de saúde são, também, educativos sendo que formam condutas e permitem a aquisição de conhecimentos.
O nosso foco de intervenção num futuro próximo passará por desenvolver manuais complementares do Método Dikan, destinados a cada ciclo escolar. Após o sucesso observado a partir deste método, acreditamos que se poderá maximizá-lo através de instrumentos auxiliares a um estudo verdadeiramente significativo.
Após anos de trabalho, é gratificante receber o feedback positivo acerca do organizador escolar. Acreditamos que esta exposição irá permitir criar uma rede de cooperação, implementando este projeto a nível nacional e posteriormente a sua internacionalização. Já tivemos convite para entrarmos no Brasil e da Suíça.
Cada uma de nós trabalhava para outras instituições, mas a vontade de trabalhar mediante os nossos valores e princípios era maior. Em 2006, decidimos abrir a Clínica Reflexus K, “o nosso sonho”.
Aproveitámos o que cada uma tinha de melhor, criando um projeto inovador pensado na missão de oferecer uma atenção especializada e personalizada, com respostas adequadas aos problemas existentes na nossa sociedade.
Partilhávamos em comum a área profissional e acima de tudo uma amizade que foi a base para dar continuidade a este projeto, sempre com uma postura positiva, persistente e empreendedora, permitindo ultrapassar todas as barreiras que nos foram impostas ao longo destes anos, e crescer ainda de forma sustentável.
Humildade, ética, respeito pelo outro, dedicação, criatividade, empreendorismo e acima de tudo amor pelo que fazemos. Esta é a nossa missão que se reflete numa relação de proximidade com a equipa técnica e com todos os nossos utentes.
Quem trabalha na área educacional, sabe que esta não é uma profissão fácil. Hoje em dia, é preciso gostar do que se faz, quem faz da sua profissão uma paixão, não precisa de mais conselhos.
Photos © Mónica Joady