Valores: Amar, Honestidade e Persistência
Idade: 31 anos
Mariana Simões era uma apaixonada pelo design quando descobriu a dança e se voltou a apaixonar. A solução ideal as duas paixões e criar a Rumbanita Dance Shoes. Nascia assim a marca portuguesa de sapatos de dança, assumidamente confortável, elegante e acessível.
Abracei o desafio de criar a minha própria empresa e a minha própria marca de calçado de dança, depois do meu contrato numa marca de vinhos portugueses nos Estados Unidos terminar. A minha formação académica foi em Gestão Internacional/Marketing, no País de Gales. Realizei depois um mestrado em Design Management, em Barcelona, e no fim fiz um atelier de design de calçado na Lisbon School of Design. Daí aos Estados Unidos, a uma experiência como marketeer, passei para a área da gestão internacional dado o meu percurso lá fora.
A ideia da Rumbanita Dance Shoes surgiu em 2012, depois de terminar o meu contracto com uma empresa de consultoria de gestão. No meio da recessão que se instalou em Portugal, e um pouco por todo o mundo, percebi que queria dar um novo rumo à minha vida, queria escrever a minha própria história.
Desde de pequena que sou apaixonada pelo mundo do design e sempre adorei criar, desde malas a roupa. Por causa disso, sempre estive associada ao design ou pelo negócio da família (transformação de vidro) ou pela formação académica.
Há cerca de seis anos, descobri o mundo das danças latinas, mais propriamente a Salsa e a Kizomba, e à minha paixão pelo design e moda juntou-se uma nova: a dança.
O facto de ter sentido imensa dificuldade em encontrar sapatos que fossem bonitos, confortáveis e que tivessem preços acessíveis, fez com que visse aí uma janela de oportunidade para criar o meu próprio negócio, a minha marca de sapatos de dança.
Passar da teoria à prática? Bati às portas com o meu projecto. Fui persistente! Só parei quando recebi uma resposta positiva. Demorei um ano mas valeu a pena.
Complicado? Um bocadinho... Foi preciso algum tempo [um ano] para encontrar um fornecedor parceiro. É um meio fechado. Temos que encontrar alguém que acredite em nós e no potencial do projecto. Em todas as etapas que vou realizando, vou encontrando algumas adversidades mas a mais difícil até ao momento foi, sem dúvida, encontrar um parceiro produtor.Neste momento é um projecto a tempo inteiro.
A primeira etapa é desenhar uma colecção que depois é produzida na empresa e comercializada na loja www.rumbanita.com e nos nossos parceiros. Neste momento temos 3 linhas: Rumbanita Collection, Kizomba Diva Collection e Basic Star Collection.
Eu inspiro-me em elementos retro e muito nos anos 50. Tento sempre pesquisar revistas antigas.
A receptividade tem sido muito positiva mas ainda somos um projecto muito pequeno e no início. As pessoas adoram os sapatos. Dizem que são muito confortáveis e muito giros. Tenho tido visitas de todo o país ao atelier, para virem conhecer a Rumbanita. Uma vez, uma família do Algarve veio ao atelier, para comprar umas Rumbanita, porque a filha fazia 18 anos nesse dia. Tudo isto me deixa com muito orgulho e com entusiasmo para fazer ainda mais e melhor.
O próximo passo é dedicar-me à distribuição e lançar a Rumbanita internacionalmente. Tenho ideias para expandir a marca além-fronteiras e estou, neste momento, a lançar a Rumbanita Bridal (sapatos de noiva).
De alguma forma sim, sinto-me realizada. Mas há ainda muitas coisas que quero desenvolver, outros projectos para perseguir tanto profissionalmente como pessoalmente.
Empreendedora? Sim. Sempre gostei da possibilidade das nossas ideias poderem gerar negócios.
Par favorito? São todos favoritos. Desenhei-os como fossem para mim.
Adoro dançar! :) Faz parte de mim. Faço burlesque, bollywood, salsa e bachata.


