Marta Canas e Cristina Coutinho
Valores: Honestidade, Perseverança, Alegria
Idades: 35 e 38 anos
Naturalidade: Porto
O que é nacional é bom! Bem poderia ser este o lema da Lusa Mater de Marta e Cristina. A plataforma de divulgação e comercialização de produtos portugueses, criada pelas duas amigas, é a montra do orgulho e da paixão desta dupla pelas marcas e criadores portugueses. Quando uma licenciada em Design de Comunicação e uma licenciada em Engenharia e Gestão Industrial se unem para promover a produção nacional, cá dentro e lá fora, só a saudade não se vende...
Durante quase dois anos, os nossos caminhos cruzaram-se em viagens de comboio entre Porto e Aveiro. Durante essas viagens, fomos alinhavando ideias, sonhos e uma vontade de trabalhar com os produtos nacionais. Sentíamos que não existia uma oferta integrada, transversal à produção portuguesa e que, muitas vezes, os produtos e marcas não estavam disponíveis nos circuitos comerciais comuns. Começámos então a estruturar a melhor maneira para divulgar e comercializar o que de melhor se faz em Portugal.
A Lusa Mater é uma plataforma online, que tem como missão divulgar e comercializar os melhores produtos portugueses. Diariamente é possível descobrir uma seleção de marcas, que conjugam tradição (cerâmicas, têxteis, cutelarias) e inovaçao (joalharia, ilustração, iluminação).
Sentimos ambas a necessidade de avançar com a criação do nosso próprio negócio. Depois de muitos anos a trabalhar em grandes empresas, estava na altura certa de dar o passo e avançar para um projeto criado à nossa ‘medida e feitio’.
A criação de um negócio próprio acarreta uma grande dose de aventura. O maior desafio passou por assumir os riscos associados a essa decisão e ganhar coragem para dar o passo. Depois de o termos dado, todas as outras dificuldades e desafios foram sendo resolvidos.
A primeira e maior dificuldade foi definir o modelo de negócio que pretendíamos para a Lusa Mater, bem como elaborar e concretizar o plano de implementação dos vários processos inerentes (concepção e desenvolvimento do site, processos logísticos, plano de comunicação, financiamento). Foi difícil negociar bons preços com as transportadoras, mas com o tempo conseguimos baixar alguns valores. É um trabalho contínuo, particularmente num mercado global. A captação e fidelização de clientes é, também, uma das mais relevantes dificuldades do negócio online. Requer um investimento substancial.
A seleção das marcas e produtos parte essencialmente do nosso gosto pessoal, do que consideramos serem os melhores produtos portugueses. No entanto, há alguns requisitos subjacentes à seleção, como um bom design, a qualidade, o carácter inovador e a fiabilidade dos produtos.
A receptividade e o feedback das marcas com quem colaboramos tem sido muito positivo. Trabalhamos em conjunto com os nossos fornecedores por um objectivo comum: comunicar e divulgar cada uma das marcas e produtos, potenciando as vendas. É, por natureza, uma relação win-win.Temos clientes de todo o mundo que nos visitam diariamente para descobrir o que de melhor se faz por cá.
O público superou as expectativas. Recebemos frequentemente e-mails de clientes nossos a felicitarem-nos pela iniciativa e pela nossa selecção de produtos.
Temos alguns projetos que pretendemos desenvolver mas que ainda não podem ser revelados. Podemos, no entanto, adiantar que no futuro próximo esperamos consolidar a Lusa Mater e os produtos portugueses junto dos mercados e clientes internacionais.
Para já não faz parte dos nossos planos a abertura de uma loja física. Temos consciência que alguns dos nossos produtos poderiam ganhar com a presença física: o toque do produto, a textura e até o aroma e/ou paladar. Tentamos ao máximo transmitir a essência do produto através de uma boa imagem e de bons textos descritivos. Quem sabe se um dia nos aventuramos a criar loja física, mas por enquanto mantemo-nos apenas no registo online.
Sentimo-nos muito realizadas! É uma grande realização, pessoal e profissional, aventurar-nos na criação do nosso próprio negócio e fazer o que realmente gostamos. É extraordinário descobrir os produtos portugueses, conhecer quem está por trás de cada marca e produto e conseguir criar valor nos muitos projetos portugueses ao apresenta-los a todo o mundo.
No entanto, deixamos o conselho a quem se queira aventurar na criação do seu próprio negócio: é fácil desmotivar porque a criação e desenvolvimento de um negócio é uma tarefa árdua e demorada. Nessas alturas, gostamos de relembrar o feedback positivo que recebemos dos nossos clientes e parceiros e sabemos que estamos no caminho certo.
Photo© Mafalda Pessoa Jorge