Valores: Amor, Honestidade, Esperança
Idade: 34 anos
Naturalidade: Porto
Com uma criatividade sem limites, e incutindo o amor como ingrediente principal para tudo o que faz, Isolina Martinho faz o seu caminho entre os mundos da ilustração, o desenho, o design. Com a sua marca Isodesign, que está prestes a completar 10 anos de existência, desenvolve e gere ainda projetos de malhas, tecelagem e estamparia, uma área que considera tão completa quanto divertida.
Não tenho propriamente uma resposta, uma explicação, directa quando me perguntam donde surgiu o meu gosto pelo desenho. Simplesmente, nasceu comigo. Acho que os "sintomas" se desenvolveram mais quando comecei a ler banda-desenhada, os livros da Mónica, e foi evoluindo gradualmente. Passei por várias etapas envolvendo o desenho e a criatividade mas nenhuma delas levavam a crer que seguiria este rumo.
Adoro desafios, desde sempre. Comecei a aceitar projetos em paralelo com o trabalho "fixo" que tinha desde que terminei o meu curso, na área da ilustração. Mas foi apenas no momento em que, como tantas outras pessoas me vi numa situação de desemprego e sem ser chamada para entrevistas que resolvi dedicar-me a 110% ao meu trabalho "próprio".
A minha marca nasceu um pouco da mesma forma: por "brincadeira". Mal terminei o curso não quis parar, o que faz que a marca Isodesign complete já em 2015 dez anos. Não tinha realmente consciência do potencial que já lhe estava a incutir, e do que se ela se poderia tornar. No fundo começou por ser um hobby. Mas ao decidir criá-la, estava a gerar um mundo só meu, que decidi partilhar com os outros, trazendo a público aquilo que mais prazer me dá fazer na vida.
A inspiração vem de todo o lado e de onde menos espero! Numa ida ao supermercado. Na padaria da aldeia. No meu filme favorito. Numa musica que me faz voar. Aquela pessoa que há 5 anos passa por mim e nunca me deu um sorriso. Ao cão do vizinho que parece o Milu do TinTin... enfim, busco inspiração em tudo e do nada transformo em desenho. Já ouvi dizer que tenho uma imaginação criativa voadora.
O meu primeiro trabalho a ser produzido foi realmente muito especial e marcante. Foi um projeto têxtil para a Maternidade e Pediatria do HSA, enquanto designer têxtil, a área na qual me formei, aliás. É uma grande satisfação para mim saber, ver e ouvir que gostam do meu trabalho, usam, partilham e desejam. Gosto de ser reconhecida pelo meu trabalho.
A estampagem é também uma área à qual me dedico que pode, ao mesmo tempo, ser muito complexa mas também muito divertida! Podemos dar asas à imaginação visto existirem vários métodos de estampagem. Assim permite-nos também escolher o mais adequado para o tipo de projeto em questão. Em todo o caso, considero o mercado da estampagem muito sui generis e, claro, tem bastantes especificidades.
O curso de design têxtil permitiu-me estudar 3 áreas distintas que se complementam - malhas, tecelagem e estamparia - desde sempre me interessei pela estamparia pela versatilidade que esta área pode ter consoante o método de estampagem utilizada e pela "facilidade" que seria eu própria produzir o meu trabalho.
O contato direto com o público é fundamental no meu trabalho. Um dos conceitos da Isodesign é personalizar o personalizável, o único, a peça original que simboliza algo especial. Este contato directo permite-me satisfazer e chegar exatamente ao que é pedido. Inicialmente fazia o processo de produção completo - ilustração / estampagem e/ou impressão / embalamento -, neste momento, trabalho em parceria com estamparias e gráficas que me ajudam na produção, por isso se alguém precisar de 500 exemplares... é possível! Aliás, desde que haja vontade e dedicação, tudo é possível!
Não me tenho sentido "ameaçada" nem preocupada com o crescimento da produção "made in China", porque acredito na qualidade e na exclusividade do meu trabalho. O "made in china" não se enquadra na isodesign e quem procura o meu trabalho sabe que pode encontrar, pelo menos, 3 coisas que o "made in china" não oferece: qualidade; originalidade e exclusividade. Deste modo, sei que posso oferecer o que esse "conceito" não pode.
Sou uma pessoa muito espontânea e não costumo programar a longo prazo. Cada dia é um dia e reajo consoante a necessidade e o momento que estejamos a ultrapassar. Mas gostaria de um dia expor o meu trabalho num espaço de fácil acesso a todos. Criar acessibilidade e tornar o nosso trabalho visível é preciso, não é "gabarolice" nem ousadia. Se desenvolvemos algo que gostamos, do qual nos orgulhamos, então que o partilhemos com o mundo.
"Produtos feitos com amor para ti". Porque só acredito naquilo que é feito com amor e carinho. Só assim faz sentido, só assim funciona. Este é o meu lema, que adopto na minha marca "mãe", a Isodesign, como também nos outros projetos paralelos que desenvolvo, como é o exemplo da marca "OhDeer Acessórios" dedicada à moda, sempre com produtos desenvolvidos e personalizados por mim, ao gosto e desejo de cada pedido.
Não basta gostar é preciso AMAR ter coragem, paciência e persistência. Considero-me uma felizarda por fazer o que realmente gosto e me faz feliz por isso, o melhor conselho que tenho para dar a quem gostava de enveredar pela área do desenho e da ilustração é que lutem pelos vossos sonhos, concretizem-nos! Que eles não fiquem apenas a pairar no vosso cérebro, ou presos a uma partilha simples com um(a) amigo(a), ou num rabisco de papel.
Só desejo que a próxima década da marca Isodesign continue a ser tão bem recebida e acarinhada pelo público, e continue a crescer como até aqui. Por muito trabalho que dê, por muitas portas que se fechem ao longo das nossas vidas (tantas outras se abrem!), torna-se recompensador porque nada melhor que ver os nossos sonhos passarem à existência, para nos sentirmos plenas e realizadas.
Photos© Isodesign e ©José João Reis