Valores: persistência, iniciativa, mudança
Idades: 31 anos
Naturalidade: Coimbra
Patrícia e Rita são duas amigas de infância, colegas de profissão e empreendedoras licenciadas em turismo que, após passarem por experiências na área da educação, hotelaria, restauração, decidiram arregaçar as mangas, arriscar, e abrir o seu próprio negócio. Em Julho de 2012, o Dream On Hostel era uma realidade: o primeiro hostel ecológico em Coimbra, e um dos poucos existentes em Portugal fazendo com que a 'cidade dos estudantes' tivesse mais encanto na hora da chegada.
Sempre sentimos, como "coimbrinhas", que a oferta turística e hoteleira da cidade não abrangia todos os públicos e necessidades. Ao pensar em lançar um projeto próprio, só nos fazia sentido que fosse na nossa cidade.
Era hora de arriscar! Como tantas outras como nós, deparámo-nos com uma situação de desemprego e metemos mãos à obra! Sempre nos fez sentido fazê-lo na nossa vida, em qualquer que fosse a situação. E assim nasceu, pelo nosso trabalho e muitos dias entre latas de tintas, portas a precisar ser lixadas, tetos renovados, o nosso sonho.
Diz o ditado popular que "quem corre por gosto não cansa", e no decorrer de todo o projeto foi isso mesmo que sentimos. Quando o que abraçamos é tão nosso, tudo toma outro significado e proporções. Não há fome, nem sono, nem mãos esfoladas que parem, nem pernas pesadas que cedam ao descanso.
A ideia era criar um espaço simples, informal, onde os hóspedes se sentissem nas suas próprias casas. Afinal de contas, sabemos que é o desejo de todos quantos saem de fora dos seus espaços, encontrar algo que identifique com o seu habitat e sentirem-se "à vontade". Não é fácil agradar a todos e conseguir fazer sentir isto, mas pesquisámos muito e... Os testemunhos positivos que nos deixam estão à vista!
Dada a nossa bandeira da sustentabilidade, que procurámos manter sempre erguida em todos os materiais da casa, e todo o processo de construir o cenário de hostel ecológico que desenhámos nas nossas cabeças foi pensado num vertente de reutilização de materiais.
De latas em vasos e suportes de velas, cartões dos lençóis adquiridos em chaveiro, frascos em chapeleiro, garrafas em parede, sofás e camas de paletes, gavetas velhas em prateleiras, latas de atum como cinzeiros, tudo no imaginário do Dream On Hostel tem uma linhagem verde, prática e que convida a um ambiente que respeita o ambiente.
Começámos por recolher e recuperar mobiliário antigo que estava inutilizado: cadeiras, mesas, objetos de coração, tudo quanto pudessemos aproveitar! Alugámos a casa, fizemos as obras todas de fio a pavio (foi mesmo assim!), com a ajuda de amigos, familiares e todos aqueles que quiseram dar uma mãozinha, a quem ainda hoje estamos muito gratos.
Além da vertente reciclagem e reutilização, também a preocupação nas poupanças de recursos como água e luz sempre esteve na mira deste projeto. O Dream On Hostel utiliza...
Rapidamente começámos, nem sabemos descrever bem, a receber hóspedes. Hoje mais de 90% das pessoas que nos chegam, vêm um pouco de todo o lado do mundo. Sim, são quase todos estrangeiros! De facto, constatámos que esta modalidade dos hostels só agora começa a entrar na mente dos portugueses, sendo ainda uma prática mais comum nas cidades europeias mais turisticas.
Depois de termos o nosso "cantinho" todo montado, e pronto a receber quem vier, fizemos isso mesmo: braços abertos, sorrisos no rosto, acolhimento preparado ao milimetro! Respeitamos muito a privacidade e opções dos diferentes tipos de pessoas que nos procuram, que chegam até Coimbra maioritariamente, com o imaginário de uma cidade de estudantes, cheia de vida e energia universitária, mas também com muitos outros recantos e encantos para descobrir.
O nosso objetivo com a abertura deste hostel era, não só, encontrar um projeto de vida sustentável para ambas, mas também abrir o leque de potencialidades da cidade. O Dream on Hostel saiu-nos, como sempre dizemos, da nossa alma e do coração de cada uma. Queremos fazer algo pela cidade e pelas pessoas, também, por isso iniciámos de imediato com parcerias e sinergias de apoio ao nosso projeto, que pudessem ser benéficas também para com quem nos estávamos a cruzar.
Assim, hoje contamos com várias ajudas e apoios: temos um estagiário da APPDA - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Coimbra, promovemos campanhas de recolhas de alimentos, vestuário, e artigos de decoração para Lares e Associações, e muitas vezes sentimos que ao nos visitarem e ao tomarem consciência da realidade sustentável com que procuramos revestir cada parede e espaço do Dream On, são contagiados por esta onda de ecologia, reutilização, reciclagem, o que nos deixa muito satisfeitas.
Queremos inovar e renovar, todos os dias. Tal como os materiais que usámos para pormos de pé o nosso sonho, também o conceito é renovável e estará em constante atualização. Há sempre projetos na manga, tais como um biombo de rolos de papel ou pufes de garrafas, com materiais que andam há meses a serem recolhidos no próprio hostel... Entre muitos outros! Porque "ecopontamos" tudo, mas também guardamos para que ganhem novas vidas e rumos futuros.
Desde pequeninas que nos diziam "o sonho comanda a vida". E não é que comanda mesmo quando o deixamos ao leme?


