Valores: ética, adaptação, sustentabilidade
Idade: 43 anos
Naturalidade: Manteigas, Guarda
Com um investimento inicial de apenas 100€, em Abril de 2013 Anabela Vinagre começou a revender os produtos da linha de cosmética. Aos fins de semana participava nos mercados de rua e gourmet, sendo as receitas obtidas investidas no aumento do stock. Cinco meses depois já estava em contato com um fornecedor de plantas aromáticas e surgiu a primeira encomenda, de valor muito humilde mas, correspondente à disponibilidade do momento.
Desde sempre o meu pai em especial, me incentivou a acreditar em mim e que tudo conseguimos, tudo alcançamos com base no empenho, trabalho e motivação. Estes princípios sempre têm estado presentes na minha mente quando me proponho a atingir determinado objetivo pessoal ou profissional.
O nosso percurso profissional nem sempre é tão rectilíneo como sustentavelmente desejaríamos. Um sem número de circunstâncias surgem que nos "empurram" para procurar alternativas. O segredo é nunca desistir de as procurar, sejam quais forem os obstáculos que surjam.
Não posso precisar o momento ou altura em que senti que queria ter o meu negócio. Apenas sei que ao longo deste percurso e especialmente desde que o meu projeto é um dos que incorpora o concurso "Tu é a Mudança", a minha certeza de querer ter a minha marca própria, ganhou mais força.
Tudo o que aconteceu a seguir e olhando agora para trás , aconteceu num ápice! Entrei em contacto com os meus fornecedores... pensei e repensei na marca...procurei designers e em pouco tempo (até porque não tinha muito!...) já tinha a marca Thymus Aroma, como marca umbrella e "Burricas" (nome que já dava à minha pagina de facebook") para a linha de cosmética à base de leite de Burra. Chegado o dia 30 de abril, o meu projeto Thymus Aroma foi um dos 5 que entrou em Campanha Crowd Funding até dia 19 de Junho.
Decidi começar por investir em comunicação: criação de página de facebook, subscrição de 5 meses no mercadinho português online, flyers, cartões de visita e etiquetas autocolantes.
Em Março deste ano, inscrevi-me num concurso promovido pelo Aveiro Empreendedor - "Tu És a Mudança" e a minha ideia de negócio foi uma das 10 selecionadas. Com ínicio a 1 de Abril e termo a 30 de Abril, durante 7 sessões de formação tivemos como objetivo criar um modelo de negócio, para ser lançado na plataforma de Crowd funding, e desta forma conseguir o investimento necessário para "dar pernas" ao meu negócio.
Inicialmente, confesso que idealizava ter uma loja fixa, mas na segunda sessão já a formadora da Massivemov me fazia repensar sobre as dificuldades de abrir e manter uma loja física! Repensei a minha estratégia, decidi ter a minha marca própria e avançar para a criação de uma loja online.
Sempre tive uma tendência especial para a cosmética natural. Thymus vem da erva aromática Tomilho, a erva aromática. Mas, mais do que isso, representa uma razão de ser, uma motivação, uma energia de um projeto THYMUS "Perfil: crescendo para formar pequenos e resistentes arbustos, ...Com um sabor e aroma irresistível ...plantado com recurso a sementes... o tomilho é um amante do calor e cresce ostensivamente. Florescendo a partir de Maio, ...Subsiste também nos meses mais frios ."
Tal qual o "perfil" da planta tomilho - Thymus, nome científico - foi plantado com uma semente, quando a minha amiga me deu a conhecer os sabonetes à base de leite de burra, que floresceu em Maio. Com esta semente cresceu também a minha motivação e, curiosamente, tem subsistido nos meses mais frios.
Tal como o ditado popular sugere: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se!" Assim foi a minha experiência com o leite de burra, depois de experimentar dois sabonetes com esta base. Estranhei, experimentei, e tal qual a hidratação destes produtos, também a minha ideia se entranhou!
Estes cosméticos fomentam a produção de colagénio na pele, retardando os efeitos do envelhecimento precoce e ajudam no tratamento de problemas de pele (pele atópica, acne, psoríase, eczemas).
O que é Nosso deve ser valorizado. Por isso escolhi uma gama que retira o melhor do nosso país: as ervas aromáticas, o leite de burra, a areia carbonada de Porto Santo... Os sabonetes esfoliantes à base de areia carbonada de Porto Santo desenvolvidos com a Universidade de Aveiro e a Faculdade de Farmácia do Porto são um produto de qualidade excelente, e que vai de encontro à minha missão de promover produtos de qualidade e que o público desconhece.
Foi através de uma amiga especial que os sabonetes BURRICAS viajaram até Angola. Essa minha amiga já conhecia os meus produtos e quiz levar para oferecer a amigos seus. O feedback nem sempre é imediato, mas pelo menos já seguiram caminho para longínquas paragens e quem sabe!...
Tenho planeado algumas etapas, mas também deixado fluir o projeto. Por incrível que pareça as melhores surpresas têm surgido de forma natural. Tem sido muito gratificante perceber que o meu projeto já fez algumas conquistas.
Ligação efémera ou para a vida! Só depois de experimentar podemos criar uma ligação com os produtos. Isso depende não dos produtos mas, da valorização que cada um de nós lhe dá. Como acredito na qualidade e nos benefícios dos produtos Thymus Aroma, tanto na linha de cosmética como nas plantas aromáticas, o facto de as pessoas aceitarem experimentar dá-me confiança e certeza de aumentar os meus potenciais clientes.
Sem dúvida que a perceção que tenho do mercado, especialmente devido ao facto de já ter lidado com diferentes públicos me enriqueceu no sentido da importância do "one-to-one" e nunca ter como certo e definitivo que "um cliente que se ganha fica fiel para a vida". Hoje em dia é muito importante estar atento ao mercado, às suas necessidades e, tal como o ciclo de vida de um produto no mercado, também há clientes que nos vão acompanhando e contribuindo para a nosso crescimento, mas outros há que estão sempre à procura de outras novidades.
O aroma apaixona-nos ou afasta-nos. Não tenho nenhuma ligação direta com a Aromaterapia, mas uma certeza tenho: do primeiro contacto, surge a primeira ligação com os produtos. Leva-nos a desejar saber mais sobre os benefícios dos produtos ou simplesmente cortam a ligação.
Tenho presente e como foco a necessidade de apresentar sempre produtos de qualidade comprovada a minha atitude será sempre a de ir nesse sentido.
Já antigamente os nossos avós faziam e usavam produtos naturais para curar ou atenuar uma simples dor de cabeça, uma alergia... E hoje em dia a perceção que tenho é a de que voltámos a valorizar a naturopatia e procura-se no natural aquilo que a era do plástico camuflou.
Tudo o que vem da terra começa desde o berço a fazer parte da nossa vida. Para quem cresceu na aldeia tudo isto faz mais sentido. Como tal, acredito que o que vem da natureza incorpora tudo o que o nosso organismo precisa, tanto a nível interior como exterior.
Crescer de forma sustentável - isso é THYMUS! Comecei a vender em mercadinhos e feiras de artesanato, mas a curto prazo pretendo ter a minha loja online e a médio prazo colaboradores que possibilitem o crescimento do negócio e, ao mesmo tempo, possa ser fonte de rendimento para essas pessoas.
O futuro do Thymus Aromas passa por chegar ao maior número possível de lares portugueses e não só, o sucesso está garantido. Thymus Aroma pretende ser um Mercado Online, focado na divulgação de produtos de qualidade certificada, que tornam realidade o seu bem-estar interior e exterior.
Já alguém dizia " O Caminho faz-se Caminhando" e é nesse sentido que vejo este meu percurso. Há sempre alguém que de uma forma ou de outra nos dá um "empurrãozinho", nos apoia e nos ajuda a ir mais além, acredita nos nossos ideais e nos dá força e motivação para continuar. E isso vale ouro.
Photos © ComércioNosso2014