Valores: Criatividade, Energia, Persistência
Idades: 34 (Ana) e 30 (Carla)
Naturalidades: Salreu (Ana), Murtosa (Carla
Para as primas Ana e Carla, o mel não tem limites. A sua capacidade de absorver toda a aprendizagem e história familiar em torno do mel, aliada a uma energia inesgotável e a uma persistência sem limites, fê-las lançar a marca Beesweet, que hoje representa, em Portugal e em vários países do mundo produtos inovadores com base no mel. Do chocolate ao mirtilo, a sabores mais cítricos, e até mais picantes, os sabores do mel Beesweet são hoje uma realidade.
O legado familiar por parte do nosso avô que temos com o mel sempre nos foi muito grato. Por isso sentimos que, desde as ferramentas que ele nos deixou, aos ensinamentos sobre o mel e as abelhas, às dicas preciosas e, sobretudo às receitas caseiras sobre mel aromatizado tínhamos uma missão relacionada com o mel.
Ainda que não sendo formadas em Apicultura, o conhecimento que nos foi transmitido através das duas gerações anteriores na família, para além das nossas formações académicas (Ana Licenciatura em Turismo, Carla Técnica de Qualidade), e a paixão pelo Mel e pelas Abelhas, que desde crianças nos corre nas veias, foi suficiente para nos dedicarmos a esta empresa a 100%.
Começámos, como tantas outras pessoas, por desenvolver uma pesquisa sobre o mercado português, no sentido de saber o que se vendia, a que custo, que marcas, que tipos de mel. Visitámos lojas Gourmet sem fim, mercearia fina, hotéis numa incursão que, para além de muitos km, nos trouxe uma recolha global do que existia.
Por fim, percebemos que não existia nada no mercado de produtos mel naturalmente aromatizados. De facto, pouco ou nada se vendia naquela altura relativamente a méis de florações raras, como por exemplo mel de néctar de mirtilo.
Para além disso, verificamos que a imagem / packaging do mel encontrava-se muito esmorecida e ultrapassada. Para já não falar da pouca consciencialização de que o mel é um açúcar natural, benéfico para a saúde e que pode ser consumido de diferentes formas na gastronomia.
Durante mais de um ano, pusemos à prova este projeto. Inscrevemo-nos em concursos de empreendedorismo, consultámos mentores e formadores, fizemos dezenas de CANVAS, planos de negócio, testámos o mercado, e testámos os consumidores. Poucas pessoas que por nós se cruzaram não provaram do nosso mel!
Em Agosto de 2014, e após vários feedbacks positivos de entendidos que procurámos e de consumidores a quem demos a provar o nosso produto, colocámos o produto no mercado através de uma edição exclusiva de autor. feedback foi positivo e mesmo não tendo a embalagem de design exclusivo em mãos, e de um minipack.
Mas a nossa ideia ainda estava naquela que também seria uma diferenciação: a embalagem exclusiva. Uma exigência nossa que viria a ser aquela que, ao nível de investimento e de resultado final, se revelou o mais complicado de atingir. Mas, com a persistência que nos corre nas veias, tudo é possível! E foi.
Chegámos a representar o produto e a marca Beesweet numa Feira Internacional na China, após muitas semanas de imersão com outros promotores de outros projetos. Debatemos o que definitivamente valeria a pena apostar e investir. Vencemos vários concursos e apostámos no estabelecimento de parcerias, sobretudo com produtores de pequenos frutos e apicultores com pouca expressão, de forma a proteger a abelha e criar uma nova época de néctar para as abelhas, com base em florações raras.
Nascia assim a marca de Mel Aromatizado Beesweet. Trata-se de um Mel Cru obtido através de processos artesanais, com temperaturas saudáveis, permitindo manter todas as características de um mel 100% natural! Todo o nosso mel é analisado em Laboratório, de forma a cumprir as exigências de segurança alimentar.
Iniciámos passado pouco tempo do lançamento em Portugal, o processo de exportação do nosso Mel. Atualmente já pode ser encontrado em França, Luxemburgo, Suiça e Dubai, e a aceitação tem-nos feito acreditar cada vez mais que esta nossa aposta vale a pena a cada dia.
A embalagem de design exclusivo - top down, em forma de gota, que veste este novo sabor mel – chocolate, é sem dúvida fator de diferenciação da marca Beesweet.
Todo o projeto de design, assim como o próprio molde, nasceu de raiz em exclusividade para a marca Beesweet.