Decorria o ano de 2004, candidaturas para o Ensino Superior, da 1.ª à 5.ª escolha, professora do 1.º ciclo!
Chego a casa e os meus pais questionam. “Quanto tempo tens para alterar a candidatura? Tens a certeza que não queres colocar nenhum outro curso?”
Sim, tenho! Sempre fui uma pessoa de convicções fortes, sempre segui os meus sonhos. Teimosa quanto baste ingressei na Universidade na 1.º opção. É hoje o meu trabalho? Não…
A vida dá muitas voltas, e nós necessitamos de nos adaptar, de nos reafirmar. Hoje trabalho numa empresa, a Betweien, ligada ao desenvolvimento de projectos inovadores na área da educação empreendedora. Muitas mulheres passaram ao longo dos últimos 3 anos pela nossa sala de formação. Mulheres cheias de força e de garra para agarrar os seus projectos, mulheres mais desiludidas com a vida e com a falta de trabalho, senhoras, meninas, mães, esposas, avós, namoradas, estudantes…
Falar em empreendedorismo com o público feminino é muito mais do que referir e explicar a importância das competências e das nossas características transversais. É preciso educar para o empreendedorismo, ajudar o público a desenvolver e potenciar o seu perfil mais empreendedor, reforçá-lo.
São algumas as limitações referidas pelo público feminino, conciliar a vida profissional com a vida familiar será de todas a mais referida, no entanto é preciso estabelecermos limites, planificarmos o nosso tempo de forma a conseguirmos dar atenção às exigências do trabalho, sem descurar o tempo para a família e o lazer. Quando nos iniciamos por conta própria, ou quando estamos a definir o nosso projecto é muito importante criarmos um plano de trabalho e temporal para que consigamos concretizar as infinitas tarefas com que nos deparamos.
Como podemos verificar nos vários testemunhos dados pelas empreendedoras presentes no WOW, há conceitos que são comuns a todas elas, empenho, dedicação criatividade, “trabalho”, “muito trabalho!” e nunca desistir. Não basta termos ideias, é preciso implementá-las, colocar “mãos à obra”, ponderar, resistir e persistir. Muitas vezes é apenas dar um empurrãozinho ao caminho que já percorreram pelas próprias mãos…
Para conseguirmos ser empreendedores temos que conjugar muitos verbos, tracem o vosso caminho, apoiem-se nas vossas convicções, nos vossos sonhos e agarrem as oportunidades que surjam, reflictam sobre as mesmas, analisem mas acima de tudo concretizem!
Rita Vital
Betweien - Challenge and Success
Formadora em Empreendedorismo Feminino