Quem escrever a respeito das mulheres, deve molhar a pena nas cores do arco-iris e secar-lhes a tinta com a poeira dourada das borboletas.
Denis Diderot
É uma honra e um enorme desafio escrever sobre um tema tão apaixonante e sensível. Estou a escrever com o arco-íris presente e desejo que a poeira dourada das borboletas me inspire a partilhar de forma harmoniosa, interessante e útil a minha convicção das vantagens do associativismo.
O Associativismo é um fator critico de sucesso para a as organizações e comunidades. Durante o meu percurso, tenho contactado com várias experiências de associativismo que permitem que os atores ligados, de alguma forma, às organizações envolvidas, possam ter benefícios muito maiores do que outras semelhantes que ficam fechadas na sua concha. Um dos exemplos que mais me fascinou, é uma rede de IPSS`s com as quais trabalhei, na zona sul da Figueira, que passaram a fase do queixume e associaram-se. Desta forma, conseguiram contratar em conjunto psicólogos, animadores e pessoas/competências muito úteis e que, cada uma isoladamente, dificilmente teria acesso. Uma associação em Aveiro, muito focada nas tecnologias de informação, tem permitido que pequenas empresas frequentemente estejam presentes em grandes feiras internacionais, cruzem projetos ou tenham ajudas financeiras em programas de apoio, que dificilmente acederiam sozinhas. Os recentes consórcios criados pelas universidades do centro (Aveiro, Beira Interior e Coimbra) e pelas do norte (Porto, Minhoe Utad) são mais uma uma demonstração da importância de nos associarmos para alcançar os objetivos pretendidos.
O WOW é uma associação que tenho seguido com interesse e que tem dado corpo, durante a sua existência, ao lema "juntas chegamos mais longe".
Numa sociedade que ainda procura a igualdade de géneros, e vai, paulatinamente, fazendo o seu caminho para obter maior justiça entre géneros, é fundamental que existam associações como a Word of Women, que apoiem, inspirem e promovam as mulheres a gerar e dirigir os seus negócios... as suas paixões... a sua vida... A rede existente é importante a vários níveis, desde o apoio em hard skills (técnicos), soft skills (comportamentais) e, muitas vezes o mais importante poderá ser o apoio dado através de momentos em que permitem a mulheres que se encontram a iniciar novos projetos, ou a consolidar projetos e que ficam com dúvidas, baixa auto-estima ou simplesmente medo, estar ao lado de mulheres que conseguiram, que venceram, que têm sucesso e saber que é possível. Conversar directamente com as protagonistas de casos de sucesso, estando certos que é mais fácil acreditar em nós quando temos exemplos que partilham as suas histórias connosco. A partilha de experiências e conhecimentos é importantíssimo para que os exemplos e os casos de sucesso se multipliquem.
O Word of Women tem um papel ainda mais importante, no contexto em que temos vivido nos últimos anos. As mulheres podem ser empreendedoras por vários motivos, no entanto, atualmente, há uma quantidade significativa que o são por necessidade. Acredito que para muitas, deixar de ter um emprego, seja um choque. Acredito fortemente que estes momentos de mudança são, para muitas, o impulso que faltava para que possam ir atrás dos seus sonhos. Conheço vários casos de mulheres que foram empurradas para uma situação precária, difícil e tóxica para a auto-estima. A maioria, com uma grande coragem, determinação, persistência e resiliência têm conseguido dar a volta por cima e começam a tornar sonhos, que se foram perdendo nos labirintos da mente, realidade.
Sonhos não têm pernas. As mulheres têm!
Por isso, corram atrás dos vossos sonhos!
Transformem os sonhos em objetivos!
Definam ações! Ajam!
Sejam mulheres WOW e trabalhem em rede!
Pedro Paiva
Auditor/Consultor/Formador em Qualidade e Inovação
http://pmcpaiva.wix.com/simplificar