Exposição: Um século de empreendedorismo feminino

O empreendedorismo é, sem dúvida, um tema que está na ordem do dia. Atualmente, a proporção de mulheres empresárias ou “donas” do seu próprio negócio situa-se entre os 20 e os 40 por cento das mulheres ativas no mundo.  

A Microsoft dedicou uma exposição online a este tema, apresentando histórias, biografias de mulheres e  informação sobre o contexto socioeconómico que favoreceu ou não o "empowerment" feminino no último século.

É examinado, década por década, o percurso das mulheres americanas que despoletaram todo o tipo de negócios durante o último século, e demonstrado o papel importante que a tecnologia teve para a concretização de ideias empreendedoras. Conheça a exposição completa em http://entrepreneurs.nwhm.org .

Estée lauder

Estée lauder

Source: www.microsoft.com

Mulheres que inspiram a Europa

O Calendário "Inspiring Women Europe" de 2013 do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE) quer dar visibilidade e prestar homenagem a algumas das mulheres mais notáveis da Europa, através da demonstração das suas conquistas e histórias de sucesso.  A terceira edição do calendário conta com a presença (no mês de agosto) de "duas marias", Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barrenoduas das autoras de «Novas Cartas Portuguesas».

Veja aqui o calendário.​

Imagem 460.png

"House Hunt"

Nem sempre precisamos de ver imagens chocantes para nos sensibilizarmos em relação à violência doméstica contra as mulheres.  A campanha “House Hunt”, que foi lançada este mês no Reino Unido, demonstra bem a força das palavras que nos levam a imaginar as cenas descritas no video: “vidros duplos para que ninguém possa ouvir os vossos gritos” ou ‘‘ tenham cuidado com estas escadas, é fácil cair… acidentalmente, claro.” 

Esperemos que todas as casas sejam de sonho. Se não forem, “there is a way out’”.

National Centre for Domestic Violence (NCDV) has launched a national TV advertising campaign. Created by JWT London, the campaign uses the everyday situation of an estate agent showing a couple around their dream home, but the usual sales patter is replaced by descriptions with a violent undertone.

Mais mulheres iniciarão um negócio em 2013

"Mais mulheres iniciarão o seu próprio negócio em 2013.​" Esta é a opinião "convicta" de 85% das mulheres inquiridas pela Web.Com e pela Nawbo,  que realizaram um inquérito que envolveu mais de 500 mulheres com negócio próprio, nos Estados Unidos. Conheça os resultados completos na infografia. E em Portugal, estarão as mulheres tão otimistas?

"EmPoderdelas", Exposição, de 8 de Março a 8 de Abril, Coimbra

Sugerimos uma visita a Coimbra onde vai encontrar "mensagens fotográficas"  traduzidas numa exposição que pretende assinalar o Dia Internacional da Mulher. "EmPoderdelas" é o título da iniciativa que apresenta retratos a preto e branco de 15 mulheres que aceitaram dar rosto a este projecto: Inês Pedrosa, Irene Flunser Pimentel, Isabel do Carmo, Joana Vasconcelos, Maria Manuela Cruzeiro, Manuela Tavares, Margarida Medina Martins, Maria de Belém Roseira, Maria José Magalhães, Maria Teresa Horta, Marisa Matias, Raquel Freire, Rita Rato, Sara Falcão Casaca e Virgínia Ferreira.

Com o objectivo de sensibilizar para a participação e interesse das mulheres pela vida política esta exposição, cujas fotografias são assinadas por Pedro Medeiros, pode ser visitada até 8 de Abril na Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. 

Maria Teresa Horta   © Pedro Medeiros

Maria Teresa Horta   © Pedro Medeiros

Dados preto no branco

Em vésperas do Dia Internacional da Mullher, dia 8 de Março, damos a conhecer alguns dados sobre a realidade das mulheres em Portugal.

​Fonte INE

​Fonte INE

"Estatísticas no Feminino: Ser mulher em Portugal" é o tema de um estudo publicado em 2012,  pelo INE, que se dedicou a analisar em profundidade os vários cenários, fatores e atividades onde as mulheres portuguesas interagem. 

Eis algumas conclusões curiosas: mais mulheres do que homens vivem sós, são elas que utilizam mais instrumentos de conciliação entre o trabalho e a família, representam um forte peso no mercado de trabalho mas têm taxas de desemprego mais elevadas, e têm vindo crescentemente a aderir às novas tecnologias. Veja aqui o estudo completo.

Word of Women @ Web

O Word of Women dá a conhecer o seu novo website: www.wordofwomen.com. Um espaço que divulga novas tendências, experiências partilhadas, ideias alternativas e diferentes perspetivas de vida, sempre no feminino.  Acreditamos que o poder das palavras e o espírito empreendedor destas "mulheres de palavra" pode inspirar outras mulheres. Este novo sítio pretende, acima de tudo, ser um lugar de partilha de conhecimento e de criatividade entre mulheres, na construção de novos projetos.

Imagem 417.png