Valores (3):
Idade: 55 anos
Naturalidade: Coimbra
Desde criança que a avó tinha uma "Escola das Artes"...
Foi ainda em criança que sentiu afinidade pelo mundo das artes decorativas, ao lidar de perto com a "Escola das Artes" que, na altura, era de umas primas da minha avó materna. Adorava aquela convivência familiar e artística!
A minha paixão pela decoração vem, sem dúvida, da âncora que é a minha família. Mas, foi também pelo facto de ter de enveredar
Decorar é...
A sua família ou o seu contexto de vida ditaram a tendência para enveredar pelo ramo da decoração? Ou começou a sua carreira noutra área/vertente?
Resposta: são certas as duas hipóteses: tendo em consideração que a âncora da minha vida é a família, deixei a área do ensino enquanto professora do quadro de nomeação definitiva em Coimbra, para ter mais tempo no acompanhamento dos meus filhos, à medida que foram crescendo e ficando independentes foi crescendo também a minha área de negócios, referente às artes plásticas, ao designer de eventos e á decoração de interiores.
{C}3. {C}Quando e em que circunstância foi a sua primeira exposição? O que sentiu?
Resposta: A minha primeira exposição surgiu em 1997 porque queria mostrar os meus trabalhos e as minhas clientes também me exigiam e mereciam essa atenção. Como sempre entendi as parcerias interessantes, nessa altura fiz uma exposição com uma colega professora de educação visual. Foi um sucesso, senti uma grande alegria fui a capa do Diário de Coimbra com a minha filha ao colo.
Quais os materiais com que mais prazer lhe dá trabalhar?
Resposta: Dependem da área de intervenção.
Desde o início escolheu logo um estilo exclusivamente clássico, ou exclusivamente, moderno, ou uma combinação de estilos é vantajosa?
Resposta: Claro que a combinação de estilos é uma tendência desde que sejam usados com critério, coerência e adaptados ao perfil de cada um dos nossos clientes. Devemos estar sempre na vanguarda e antever tendências.
{C}6. {C}Como é conciliar a vida pessoal e familiar com a inspiração de criar algo sempre novo, diferenciador?
Resposta: A vida familiar só por si também é uma inspiração, os meus clientes e as histórias que nos contam.
{C}7. {C}Em que momento da sua vida/percurso iniciou a comercialização dos seus produtos?
Resposta: Desde pequena.
{C}8. {C}Ter um atelier próprio, seu, sempre foi um sonho? Ou percorrer galerias e eventos com o que cria é-lhe, igualmente, gratificante?
Resposta: Ter um atelier próprio é uma vantagem e um forma de lançar outros criativos. É percorrer museu, galerias e eventos com os meus trabalhos conceptuais é outro desafio.
{C}9. {C}Qual a importância que vê nesta área de trabalhar a notoriedade de um nome, de uma identidade própria, como tem feito com o projeto “Manuela Bento Decorações”?
Resposta: a grande importância é agora poder ajudar a minha filha na área da comunicação, produção de eventos e também desenvolver a decoração de interiores
{C}10. {C}Que sentimentos sente que o seu trabalho despoleta nos apreciadores?
Resposta: o que mais me toca é o desejo das pessoas quererem revisitar as obras e conhecer as futuras
{C}11. {C}Em que consiste o projeto recém-criado Lovers Brand Market?
Resposta: O lovers Brand Maket é um mercadinho que tem duas edições por ano : uma edição de Natal e outra edição de Primavera.
Este evento decorre no Atelier Manuela Bento Decorações, na Rua António José de Almeida, 111 Rch em Coimbra.
O conceito de Brand Market consiste no acolher de várias marcas de áreas distintas: Artes, design, decoração, “gourmet”, doces conventuais e saberes transversais, todos no mesmo espaço, ganhando sinergias na sua divulgação conjunta.
Permite testar a reacção do mercado, ao lançamento de novos produtos e serviços das empresas envolvidas, de acordo com a receptividade, poderão desenvolver o negócio a consistência que lhe permite diminuir os riscos e orientar os investimentos a realizar. Contribui para o aparecimento de novas marcas e negócios com uma vertente comercial e digital que tira partido, das várias ferramentas como o reconhecimento do público, facebook, email e sites de vendas.
A prova de que sinto que o mundo da decoração em Portugal até é valorizado,
{C}12. {C}Em Portugal como sente que é visto e valorizada a decoração, e quem se dedica a embelezar e tornar envolvente um espaço, um momento, uma nova criação...?
Resposta: A decoração é bastante valorizada e a prova é a nossa existência.
Aos mais jovens que sentem o despertar pelo mundo da decoração, e pretendem vir a integrá-lo profissionalmente, deixo a mensagem de que devem ser extremamente empenhados naquilo que fazem, criativos a todos o instante e empreendedores capazes de mover montanhas, e não se deixarem desmoronar pelas dificuldades do caminho que escolheram.
Resposta: Que sejam profissionais, criativos e empreendedores.
http://www.manuelabentodecor.com/